Revista Coluna/Columna: 20 anos


Criada em 2001, a publicação científica está completando 20 anos neste ano.

A trajetória exitosa do projeto editorial – que teve o seu primeiro número lançado em abril de 2002 – se deve a iniciativa ousada da Sociedade Brasileira de Coluna, que implementou a iniciativa dos idealizadores e editores Helton Defino e Sergio Daher.


Na opinião do presidente da SBC, Cristiano Menezes, a Revista Coluna/Columna está, cada vez mais, interagindo com práticas de divulgação científica, não só difundindo, mas também ampliando o seu papel social. “As suas edições podem ser visualizadas na internet, o que possibilita a conquista de mais públicos interessados na ciência da coluna vertebral”, afirma.

Em editorial assinado pelos editores Helton Defino e Sergio Daher, eles destacam, na recém-lançada edição (Volume 19, Número 4- 2020), a importância da data festiva para a história da SBC e, principalmente, para os seus leitores.

“É gratificante observar o caminho que essa plataforma de divulgação científica percorreu e o desenvolvimento e crescimento nesses anos”, expressam.

Em outro trecho do texto, Defino e Daher destacam: “No caminho percorrido, desde a sua criação, talvez o maior desafio tenha sido acompanhar e se adaptar às mudanças que ocorreram no âmbito da divulgação científica e o desafio da busca dos indexadores para acompanhar as métricas atuais relacionadas com as publicações científicas que não cessam”.

A publicação da SBC é referência bibliográfica na América do Sul. Atualmente, a Revista Coluna/Columna congrega dez Sociedades de Coluna Vertebral afiliadas de vários países, e possui cinco fontes de indexação.