top of page

Edital Processo Seletivo Especialização em Cirurgia da ColunaInstituto Columna – Belo Horizonte


Em nome do Serviço de Cirurgia de Coluna do Instituto Columna, comunica-se a abertura do Processo Seletivo para Especialização em Cirurgia da Coluna referente ao período 2022/2023 (R4-R5), através do presente edital público.


O grupo oferece ​02 (duas) vagas para iniciar no programa como R4 no ano de 2022, com a oportunidade de participação e treinamento por 10 cirurgiões de coluna, que atuam em diversos hospitais de Belo Horizonte e região metropolitana, realizando cobertura em todas as áreas da especialidade, além de ser o único credenciado como “AOSpine Fellowship Center” em Minas Gerais.


Atualmente, os hospitais de atuação do grupo são: Vila da Serra, Ortopédico / Lifecenter, Baleia, São Camilo, Evangélico, Mater Dei, Hospital-Pronto Socorro João XXIII e Santa Rita.


Como atividades acadêmicas curriculares, o grupo realiza uma reunião clínica semanal – aula teórica e discussão de casos clínicos – e um clube de revista mensal – apresentação e discussão crítica de artigos científicos referentes a variados temas de cirurgia da coluna – além de incentivar a participação em outros eventos coerentes com o nível da Especialização em curso.


Também se oferece aos estagiários a oportunidade de envolvimento e participação direta em projetos de pesquisa científica desenvolvidos pelos cirurgiões componentes do grupo.


Ainda, de acordo com regras específicas e regidas superiormente pela organização AO Foundation – AOSpine, oferece-se a oportunidade de formação conjunta através da inserção no programa “AOSpine Latin America Fellowship Program”, sendo o estagiário automaticamente inscrito como “ASSOCIATE FELLOW”


Em relação ao Processo Seletivo 2022/2023:


1. O candidato deverá encaminhar, com antecedência, seu currículo e uma carta de apresentação ao Serviço escrita por seu coordenador de Residência Médica em Ortopedia e Traumatologia e ou Neurocirurgia;

1.1. Encaminhar via Correios aos cuidados da secretária ​Jussara​ ou por email com cópias para todos os destinatários (cristianomenezes@icloud.com; senna.germano@icloud.com; contato@columnainstituto.com), anexando toda documentação – exclusivamente em formato PDF;

1.2. Endereço para envio, em opção física de envio: Rua Conde de Linhares, N° 278, CEP: 30380-030, bairro: Cidade Jardim – Belo Horizonte/MG. TEL: 31 2512-2526;

1.3. Data limite

- Postagem (Correios): 31​/01/2022

- Virtual (email): 31/01/2022

1.4. O envio e confirmação de recebimento garante a inscrição do candidato nesse processo seletivo, não havendo custos relacionados diretamente à inscrição nesse processo seletivo, cabendo ao candidato arcar com despesas eventuais correspondentes a transporte, hospedagem, alimentação e demais correlatas.


2. A seleção ocorrerá através dos seguintes processos:

- Análise curricular

- Prova escrita (presencial)

- ​Entrevista / arguição curricular (presencial)

2.1. A análise curricular ocorrerá previamente às demais etapas da seleção, sendo de caráter classificatório e será realizada pelos cirurgiões componentes do grupo envolvidos com esse processo – em caso de dúvidas referentes a pontos citados no currículo, essas deverão ser esclarecidas durante a arguição curricular;

2.2. A prova escrita constará de ​20 questões de múltipla escolha, com única alternativa correta, e 2 ​abertas sobre temas comuns relacionados à cirurgia da coluna vertebral – a bibliografia indicada é a mesma que a referenciada para TEOT/SBOT (CET SBOT);

2.3. Todos os candidatos serão avaliados quanto ao conhecimento básico em língua inglesa científica, constando como parte integrante do processo de avaliação a leitura e interpretação de um resumo de artigo científico em cirurgia da coluna publicado em revista internacional indexada;

2.4. A entrevista ocorrerá individualmente, em sequência às etapas anteriormente citadas, sendo realizada pelo candidato e comissão de avaliação do anteriormente citado Grupo de cirurgiões, sendo os candidatos convocados sequencialmente em ordem alfabética.


3. Todas as etapas do processo seletivo ocorrerão sequencialmente, em data única, agendado para 23 / 02 / 22​, quarta-feira, ​às 14 horas (horário de Brasília), no Auditório do Instituto Columna – Dr Cristiano Menezes (​Rua Conde de Linhares, N° 278, CEP: 30380-030, bairro: Cidade Jardim – Belo Horizonte/MG).


4. Exige-se como ​pré-requisito a​ obtenção do Título de Especialista em Ortopedia e Traumatologia da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia (TEOT – SBOT) ou Neurocirurgia (SBN), referente ao concurso a ser realizado no ano de 2022 ou anterior.

4.1. A não aprovação no TEOT de eventuais candidatos aprovados nesse Processo Seletivo pode alterar o resultado final divulgado a partir desse Edital.


5. A especialização para o ano de 2022-23 seguirá o calendário correspondente ao divulgado pela SBOT em relação ao TEOT. Para os candidatos aprovados, o início das atividades está previsto para ​07/03/2022.


6. A especialização é reconhecida e validada pela Sociedade Brasileira de Coluna, não havendo ônus ou remuneração prevista ao Estagiário referente às atividades que envolvam seu treinamento.


7. Eventuais conflitos apresentados ou itens omissos nesse Edital serão discutidos e resolvidos pela Comissão de Seleção composta pelos Cirurgiões de coluna do Grupo, com divulgação posterior aos candidatos, em casos de interesse público.


9. Em caso de dúvidas, favor entrar em contato – contato@columnainstituto.com / senna.germano@icloud.com.


Agradecemos o seu interesse em participar desse processo seletivo.


Atenciosamente,


Cristiano Magalhães Menezes, MD, PhD

Coordenador da Especialização em Cirurgia da Coluna do Instituto Columna


Roberto Sakamoto Falcon, MD

Chefe do Serviço de Cirurgia de Coluna do Hospital Ortopédico/Lifecenter



bottom of page