top of page

Comunicado Importante -18° Congresso da Sociedade Brasileira de Coluna


Prezado Associado!


A Sociedade Brasileira de Coluna, juntamente com a Comissão Organizadora do 18ºI Congresso da Sociedade Brasileira de Coluna (CBC) comunica que o evento não será mais realizado nos dias 20 a 23 de abril de 2022, por motivos alheios à nossa vontade.


Porém, o adiamento da data para os dias 11, 12, 13 e 14 de maio de 2022, no Centro de Eventos do Ceará, em Fortaleza, traduz o compromisso e a responsabilidade em promover o nosso Congresso com um programa científico altamente qualificado, uma tradição na trajetória do CBC, desde a sua primeira edição.

Podemos adiantar que firmamos parceria com a SRS e a AOSpine para a realização de cursos pré-congresso. As duas tradicionais Sociedades de educação continuada confirmaram suas participações no CBC 2022.


Esse novo adiamento não estava nos planos da SBC. Como expressa o dito popular “de vento em popa”, o CBC estava seguindo o seu planejamento estrutural, comercial e científico para a sua realização na data definida. No entanto, a Sociedade Brasileira de Coluna foi notificada sobre o adiamento do XXXIII Congresso Brasileiro de Neurocirurgia (8 a 12 de outubro de 2021, João Pessoa), para os dias 20 a 24 de abril de 2022.


A SBC levou em consideração a importância de manter os seus associados unidos nos propósitos do CBC, cuja essência é difundir os procedimentos de coluna vertebral por ortopedistas e neurocirurgiões, propiciando um programa atualizado nestas áreas de atuação.


Confiantes que esta decisão está em consonância com os princípios de transparência e ética da SBC entre os membros, patrocinadores e apoiadores, manifestamos nossa consideração e respeito.


Aguardamos a presença de todos, em maio de 2022, em Fortaleza.



Cristiano Magalhães Menezes

Presidente Sociedade Brasileira de Coluna


Fernando Façanha Filho

Presidente do XVIII Congresso da Sociedade Brasileira de Coluna



bottom of page