top of page

Notícias

Avaliação do 20º Congresso da Sociedade Brasileira de Coluna

  • há 1 hora
  • 3 min de leitura

A Sociedade Brasileira de Coluna promoveu o seu 20º Congresso, com um dos mais completos programas científicos. Curitiba foi palco das discussões, além da realização de quatro cursos educacionais em cadáver lab SBC, desenvolvidos no laboratório de anatomia do Marc Institute, no Viasoft Experience, local do evento.

O evento histórico teve recorde de inscritos, apresentando o expressivo de número de 1100 participantes, 29 convidados internacionais, cerca de 170 palestrantes (moderadores e apresentadores nacionais. O salão de exposição contou com 43 expositores.


Uma pesquisa virtual de feedback mostrou o sucesso alcançado e a importância da Sociedade Brasileira de Coluna na difusão da cirurgia de coluna no cenário internacional: 93.6% de aprovação geral do evento e 93.6% de satisfação da programação científica, segundo o levantamento.


O encontro histórico comemorativo das 20 edições trouxe novidades na dinâmica das sessões focadas para as técnicas avançadas de cirurgia da coluna (tecnologia e inovação), como a realização de quatro cursos em cadáver lab.


Na opinião dos participantes, os cursos de cadáver lab foram um dos pontos altos do CSBC 2026. Com treinamento hands-on em cadáver fresh frozen, esta atividade elevou o patamar científico do Congresso e se consolidou como uma plataforma premium de educação médica e demonstração tecnológica.

Outro destaque foi a 3ª edição do Movimente-se, projeto de atividade física da SBC, que envolve, por adesão, congressistas e interessados em participarem da corrida ou caminhada.


O auditório 1 lotou para a cerimônia de abertura do 20º Congresso. Na oportunidade, a composição de mesa foi integrada pelo presidente da Sociedade Brasileira de Coluna, Alexandre Fogaça Cristante, presidente do 20º Congresso, Emiliano Vialle, presidente da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia, Miguel Akkari, representante da Sociedade Brasileira de Neurocirurgia, Ronald de Lucena Farias, e o presidente da North American Spine Society (NASS), William Mitchell.


O presidente da SBC, Alexandre Fogaça Cristante, ressaltou o profundo senso de responsabilidade de organizadores do Congresso, que construíram um importante evento científico de coluna vertebral. Na sua visão, estas atividades não são espaços apenas de atualização, mas de trocas, reencontros e fortalecimento mútulo. Ele afirmou que a SBC só avança por ser constituída de muitas mãos, ideias e conhecimentos compartilhados.


O presidente do 20º Congresso da SBC, Emiliano Vialle, agradeceu a confiança para estar à frente do importante evento, que se transformou em oportunidade de conexão entre colegas, de capacitação de alta qualidade e de atualização profissional contínua. Ele também agradeceu aos palestrantes internacionais e nacionais, que contribuíram para elevar o nível científico do evento.


Durante seu pronunciamento, o presidente da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia, Dr. Miguel Akkari, destacou que a SBOT existe há mais de 90 anos. “Na sua trajetória, o início era de um grupo pequeno, mas atualmente, ela conta com 18 mil membros” enfatizou. Para ele, a ideia de sociedades é positiva, porque agrega.


Em sua manifestação, o presidente da North American Spine Society (NASS), Dr. William Mitchell, agradeceu a mais uma oportunidade de compartilhar experiências e relacionamentos com a SBC. Ele lembrou que ao longo de anos as duas instituições desenvolveram parcerias nas áreas de ensino, educação e pesquisa.


Durante a solenidade, os presidentes de honra do evento, os doutores Luiz Roberto Vialle, Luis Eduardo Munhoz da Rocha, Edson Pudles e Xavier Soler Graells, foram agraciados com um troféu em reconhecimento pelo talento, dedicação e contribuição para o crescimento e a disseminação da cirurgia da coluna.


O 20º Congresso da Sociedade Brasileira de Coluna ocorreu de 18 a 21 de abril, no Viasoft Experience, em Curitiba.



bottom of page