top of page

Sociedade Brasileira de Coluna representa a cirurgia da coluna do país no Spine20G20-2022


O Brasil está na linha de frente para combater os distúrbios da coluna.


A Sociedade Brasileira da Coluna (SBC) ingressou no Spine20 a convite da NASS (North American Spine Society). A sua estreia é nesta edição, em Bali, (Indonésia), nos dias 4 e 5 de agosto de 2022.


Com uma atuação focada na missão do movimento global fundado pela EUROSPINE, NASS, German Spine Society e Saudi Spine Society, em 2019, o presidente da SBC, Cristiano Magalhães Menezes, observa que a entidade está empenhada em trabalhar para facilitar a implementação de estudos e adotar tecnologias avançadas no combate à dor lombar e nas deformidades, que hoje afetam, em maior e menor grau, de 80 a 90% da população adulta em países industrializados e emergentes.


As evidências sugerem que 30% dos indivíduos afetados apresentam deficiência e perda de função. Essa dor prolongada e constante leva à perda de movimentos, capacidade de trabalho, pobreza e capacidade de sustentar os dependentes.


As soluções potenciais e os planos estratégicos para um enfrentamento dos problemas da coluna devem ser realizados e desenvolvidos pelas autoridades públicas da saúde, com o apoio das sociedades de coluna, funcionários da saúde pública e sistemas de atendimento disponíveis. “As recomendações devem ser adaptadas e aceitas pelo ambiente cultural, ter um impacto econômico positivo e, por fim, mostrar progresso ao longo do tempo, com o objetivo de dirimir consequências graves para a sociedade,” destacou Cristiano Menezes.


A Spine20 considera o combate a 11 domínios como essenciais para enfrentar a situação crítica, em termos globais, da coluna vertebral. São eles: Incapacidade da coluna, Prevenção, Cuidado baseado em valores, Segurança do paciente, Acesso aos cuidados, Educação, Pesquisa e Inovação, Pediátrico, Envelhecimento da coluna, Lesão da medula espinhal e Dor lombar. Recentemente foram agregados dois novos domínios críticos: Implementação e resultados e Capacitação.


Recomendações


Diante da pandemia da Covid, o G20 Global Health Summit definiu na Cúpula Global de Saúde em Roma, no Spine 20-2021, recomendações essenciais para enfrentar o vírus em direção aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (2030). Neste evento, o tema “Cuidados com a coluna para a saúde e prosperidade das pessoas”, o Spine 20, decidiu se empenhar em colocar em prática estas orientações para superar a redução ocorrida na disponibilidade e no acesso a cuidados cirúrgicos da coluna e de reabilitação. A SBC está na liderança deste processo no Brasil


Depoimento


“As doenças da coluna representam uma das maiores sobrecargas aos sistemas de saúde e de previdência do mundo, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), que considera urgente um plano de ação global para mitigar esse impacto gigantesco - e evitável - nas contas públicas.


Nesse cenário, surge o Spine20G20, iniciativa pioneira que reúne desde 2019 as principais sociedades de especialistas em coluna do mundo para difundir a gravidade do tema e provocar governos para ações efetivas de prevenção e cuidado, por meio de recomendações diretas ao G20, o fórum de cooperação econômica mais relevante do planeta.


A partir das iniciativas do Spine20 e seus representantes locais, entre os quais a SBC, é possível a conscientização dos representantes públicos locais sobre a dimensão e gravidade do tema e implementação de programas de saúde pública às doenças da coluna.


A SBC, protagonista deste movimento de advocacy no Brasil, tem a oportunidade de liderar a interlocução com gestores públicos e difundir as melhores práticas no cuidado às doenças da coluna, atuando como agente de transformação no cenário brasileiro atual, em que faltam reconhecimento público sobre o tema, dados confiáveis e ações maciças de prevenção e cuidado, atuando em consonância com as outras grandes sociedades do mundo para a promoção da qualidade de vida dos nossos pacientes”.


Dr. Carlos Tucci Neto

Membro Efetivo da Sociedade Brasileira de Coluna

Participante do SPINE20-21, Roma, Itália

bottom of page