Outubro Rosa: Prevenir é preciso!



A Sociedade Brasileira de Coluna está engajada na campanha Outubro Rosa, mês de conscientização sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama e, de proporcionar maior acesso aos serviços de diagnóstico e atendimento para a redução da mortalidade. Você sabia que em 2020, mais de 2,3 milhões de mulheres no mundo descobriram que estavam com câncer de mama? Dados do INCA (Instituto Nacional de Câncer) esse tipo de tumor é o que mais acomete a população feminina brasileira e representa cerca de 24,5% de todos os tipos de neoplasias diagnosticadas.


Por isso, os exames de prevenção são fundamentais para possibilitar o diagnóstico precoce; são eles que ajudam a identificar os sintomas da doença. Além de ser importante para a prevenção, estimula a atenção ao próprio corpo e o autocuidado.


No Brasil, em 2020, cerca de oito mil casos de câncer de mama tiveram relação direta com fatores comportamentais, como consumo de bebidas alcoólicas, excesso de peso, não ter amamentado e inatividade física. O número representa 13,1% dos 64 mil casos novos de câncer de mama em mulheres com 30 anos e mais, em todo o País, de acordo com dados do INCA.Em outro recorte, relativo a 2018, o estudo retrata que o gasto para tratamento da doença no SUS passou dos R$ 813 milhões. Os quatro principais fatores de risco representaram 12,6% de todo o custo, ou R$102,5 milhões. A inatividade física correspondeu à maior fração do valor total (4,6%), seguida pelo não aleitamento materno (4,4%), excesso de peso (2,5%) e consumo de bebida alcoólica (1,8%).